16/09/2021

CPI acha que pode tudo. Presidente da Câmara lembra que relatório de CPI não pode tratar de mudança constitucional CPI acha que pode tudo. Presidente da Câmara lembra que relatório de CPI não pode tratar de mudança constitucional





O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) em seu devido lugar ao afirmar que “foge do escopo do relatório da CPI tratar de um assunto que é constitucional”.

Renan, que é relator da CPI da Pandemia, insinuou que incluiria no relatório uma alteração no rito do impeachment de presidentes da República, estabelecendo um prazo para que o presidente da Câmara analise os pedidos.

“Eu não ousaria alterar, daqui (da Câmara), o regimento de o presidente do Senado alterar o rito do impeachment de ministro do Supremo”, alfinetou.

O poder de relator em uma comissão dominada pela oposição tem feito Renan acreditar que retomou o prestígio perdido depois deixar a presidência do Senado ao ser derrotado por Davi Alcolumbre em 2019, mas Lira relembrou Renan que esse tipo de decisão é do plenário e não de um parlamentar.

“Sugestão todo parlamentar pode fazer, projetos todos os parlamentares podem fazer”, disse. “Se a maioria do plenário quiser a qualquer momento alterar, altera. Eu não acredito que seja esse o sentimento das duas Casas”, concluiu.

A verdade é que tão logo começaram os trabalhos da CPI da covid, o senador Renan Calheiros passou a "se achar", acreditando ser o "paladino da justiça e dos bons costumes" do Brasil. Parece não ser esse o conceito que o brasileiro tem sobre o nobre parlamentar.

Os alagoanos não estão se entendendo.

Redação com Diário do Poder