09/09/2021

Ministro Alexandre de Moraes libera para julgamento ações contra decreto de Bolsonaro que flexibilizou posse de armas Ministro Alexandre de Moraes libera para julgamento ações contra decreto de Bolsonaro que flexibilizou posse de armas





Principal alvo dos ataques do presidente Jair Bolsonaro  durante os atos do 7 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento nesta quarta-feira as ações que questionam os decretos que flexibilizam a posse de arma de fogo no país, uma das principais pautas do chefe do Executivo.

Ao todo, são nove ações que contestam decretos editados em 2019 e em 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro, todos facilitando a compra de armas. A análise de todas as ações havia começado no plenário virtual da Côrte, mas foi suspensa após pedido de vista de Moraes.

Há a expectativa de que o plenário da Côrte venha a derrubar trechos desses decretos, como um que dispensa a pessoa que comprar uma arma de comprovar que realmente necessita dela. Com a devolução dos casos por Moraes, o julgamento virtual irá ocorrer entre os próximos dias 17 e 24. O julgamento recomeçará com o voto do ministro.

Dos nove processos, oito são relatados pela ministra Rosa Weber e um é de relatoria do ministro Edson Fachin. Até agora, apenas os dois já votaram. Tanto Rosa como Fachin avaliam que os decretos aumentam o risco de violência. E entendem que eles foram além do que prevê o Estatuto de Desarmamento.

Redação com jornal O Globo