09/09/2021

Caminhoneiros fazem manifestação em Brasília e em 16 estados Caminhoneiros fazem manifestação em Brasília e em 16 estados





Caminhoneiros que apoiam o presidente Jair Bolsonaro fizeram manifestações em Brasília e em, ao menos, 16 estados nesta quarta-feira (8). Na capital federal, eles fecharam a BR-040 no sentido Plano Piloto, no fim da tarde e início da noite e pretendem bloquear a via que deixa a capital federal rumo a Luziânia (GO) na manhã desta quinta (9) quando, acreditam, o movimento terá ganhado força. A intenção do grupo é impedir a chegada de cargas ao Distrito Federal. 

Um dos representantes do grupo, o caminhoneiro Wallison André Martins da Silva, afirmou que o grupo reivindica a renúncia dos ministros do Supremo Tribunal Federal e a aprovação do voto impresso pelo Senado, pautas das manifestações de 7 de setembro, e a redução do valor do combustível na bomba. “Já está parado Cristalina (GO), Unaí (MG) e Paracatu (MG). O voto impresso e a renúncia dos ministros são o mais importante”, disse.

O grupo está pedindo para os caminhões encostem. Carros de passeio podem passar. De acordo com Wallison, o movimento tem fôlego para fechar a rodovia por vários dias, se for preciso. “Por enquanto, estamos fechando no sentido Luziânia-Valparaíso, vindo para o DF, para não ir carga para o DF. A intenção é não ir nada para Brasília. Amanhã, fechamos no outro sentido. Ficaremos até os ministros saírem e os senadores votarem a lei do voto impresso”, reforçou.

Questionado sobre o que pode acontecer caso os senadores não pautem o tema, o representante disse que os manifestantes não vão desistir. “Vamos continuar e não temos a intenção de reabrir”, garantiu. Ele também negou que estejam ocorrendo movimentos contrários. “Não tem movimento contrário. É a pauta do agronegócio. A gente roda pelo agro. Somos caminhoneiros autônomos e queremos o apoio da população para ajudar a gente em relação a essas pautas”, afirmou. 

PARAÍBA

A paralisação dos caminhoneiros que se iniciou nesta quarta-feira (8), contra o aumento de combustíveis, chegou a BR-101, em Igarassu, no Grande Recife. Na Paraíba, lideranças da categoria ameaçam adesão a partir desta quinta-feira (9).

A paralisação tem sido organizada em grupos de WhatsApp, e não tem ligação com entidades de classe dos trabalhadores.

Redação com R-7