08/09/2021

Ministro do TSE determina retirada de dinheiro de canais bolsonaristas em rede social Ministro do TSE determina retirada de dinheiro de canais bolsonaristas em rede social





O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luis Felipe Salomão atendeu na noite desta terça-feira (7) um pedido da Polícia Federal e determinou a suspensão dos repasses de recursos feitos pela rede social Gettr a blogueiros e influenciadores bolsonaristas investigados no inquérito das fake news, aberto pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes. 

Salomão comanda no TSE uma outra apuração, sobre as acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre fraudes eleitorais no Brasil, que atinge os mesmos personagens do inquérito das fake news. 

A Gettr é uma rede social semelhante ao Twitter criada por ex-assessores de Donald Trump para abrigar principalmente os influenciadores da direita. A plataforma foi desenvolvida depois da remoção dos perfis de Trump no Twitter, Facebook e Instagram. O ex-presidente dos Estados Unidos foi excluído dessas redes como punição por ter exortado seus seguidores a invadir o Capitólio na tarde em que seria feito o reconhecimento da vitória de Joe Biden sobre Trump nos votos dos delegados do Colégio Eleitoral americano. 

Jason Miller, o diretor da Gettr, foi porta-voz de Donald Trump e um dos principais assessores de sua campanha derrotada à reeleição em 2020. Ele veio ao Brasil para participar da CPAC Brasil, conferência de conservadores organizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Miller se encontrou com Eduardo e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. Também se reuniu com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ex-chanceler Ernesto Araújo e Filipe G. Martins, assessor de assuntos internacionais da Presidência. 

Já Gerald Brant é um empresário americano, filho de um brasileiro, de quem o presidente da República diz ser amigo e que já esteve cotado para assumir um cargo no Itamaraty. 

Redação com Agências/Lauro Jardim/O Globo - Foto: Jason Miller com o presidente e o deputado Eduardo Bolsonaro / Redes Sociais