07/09/2021

COMEÇOU! Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Esplanada dos Ministérios COMEÇOU! Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Esplanada dos Ministérios





Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tomaram a Esplanada de Ministérios na noite desta segunda-feira após conseguirem ultrapassar uma barreira que impedia o acesso de veículos à via. Manifestantes e caminhões chegaram à altura do Palácio do Itamaraty, nas proximidades do Congresso Nacional. Policiais impediam a passagem para que não chegassem à Praça dos Três Poderes, onde está localizado o prédio do Supremo Tribunal Federal. Isso aconteceu nos primeiros minutos desta terça feira,(07/09)

A militância bolsonarista está na capital federal para participar de um ato 7 de Setembro, convocado pelo presidente. Ataques ao STF e a defesa do voto impresso devem  dominar a manifestação, que terá a participação de Bolsonaro.

O esquema de segurança do governo do Distrito Federal não permitiria a entrada de veículos na Esplanada. Os caminhoneiros e demais manifestantes ficaram parados na altura da rodoviária, quando, por volta das 20h, começaram a pressionar policiais para ultrapassar o  bloqueio e conseguiram acesso. Grades de segurança que estavam ao longo da via foram retiradas pelos próprios manifestantes, que as derrubaram no chão.


O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo, disse ao jornal O Globo que a Polícia Militar negociava a saída dos caminhões da Esplanada dos Ministérios. Danilo nega que tenha havido qualquer permissão de policiais militares para que os caminhões entrassem na área cercada. 

Julio Danilo alega que os prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal e Itamaraty estão preservados. Imagens mostram manifestantes próximos ao Itamaraty. Segundo o secretário, que foi ao local ajudar nas negociações, os manifestantes gritavam palavras de ordem e a tropa de choque da Polícia Militar está a postos para impedir qualquer ato de vandalismo.

Os manifestantes ainda aproveitaram a invasão da Esplanada para montar barracas ao longo do gramado, o que também não era permitido pelo esquema de segurança.

Redação com jornal O Globo