05/09/2021

Com bombas de gás, Talibãs dispersam protesto de mulheres no Afeganistão Com bombas de gás, Talibãs dispersam protesto de mulheres no Afeganistão





O Talibã dispersou com gás lacrimogêneo e disparos para o alto um protesto organizado neste sábado (4) por mulheres afegãs, que pelo segundo dia consecutivo saíram às ruas de Cabul para exigir seus direitos e sua participação em um futuro governo afegão.

As mulheres afegãs partiram do Ministério de Relações Exteriores em direção aos portões do Palácio Presidencial quando foram detidas pelo Talibã.

Foi o segundo protesto de mulheres em Cabul nos últimos dois dias e o terceiro desde que o Talibã assumiu o controle da maior parte do país. Nesta sexta, cerca de 20 afegãs se reuniram para exigir seus direitos sob o novo regime.

"O protesto de hoje estava de acordo com o apelo de ontem ao Talibã para dar às mulheres uma participação significativa em todos os aspectos da vida, inclusive na tomada de decisões e na política", declarou à Efe a ativista Samira Khairkhwa, outra organizadora dos protestos em Cabul.

Samira prometeu que os protestos das mulheres continuarão até que o Talibã aceite as suas exigências. "Não ficaremos caladas e não nos fecharemos em nossas casas", destacou.

Redação com R-7/EFE