15/08/2021

Imprensa do Afeganistão informa que o presidente deixou o país Imprensa do Afeganistão informa que o presidente deixou o país





O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15), segundo canal de notícias afegão TOLOnews, horas depois de o grupo extremista Talibã cercar a cidade de Cabul, a capital do país.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão.

Ainda, segundo a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário "por questões de segurança".

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma "uma transferência pacífica de poder para um governo de transição", mas não deixou claro quem o iria compor.

Em um comunicado anterior à renúncia do presidente afegão, o Talibã havia informado que não tomaria Cabul à força. O grupo insurgente também ordenou a seus combatentes permitissem a passagem segura de qualquer pessoa que quisesse deixar o país.

Redação com Agências-Foto:ReproduçãoTv/G-1