09/08/2021

Bebê que nasceu com apenas 212 gramas recebe alta após mais de um ano hospitalizado Bebê que nasceu com apenas 212 gramas recebe alta após mais de um ano hospitalizado





Kwek Yu Xuan nasceu prematura em junho de 2020 com apenas 212 gramas após a mãe ser diagnosticada com pré-eclâmpsia e passar por uma cesárea de emergência na 24ª semana de gestação. Na época, não era possível determinar se ela sobreviveria, mas 13 meses depois e com 6 quilos a mais, a menina foi para casa. A notícia foi divulgada no sábado pelo Hospital Universitário Nacional de Cingapura (NUH), onde a equipe médica a identificava como "a menor bebê do mundo".

Segundo a unidade de saúde, a internação chegou ao fim no dia 9 de julho. Yu Xuan é a bebê que permaneceu por mais tempo na UTI neonatal do hospital. A mãe, Wong Mei Ling, esteve com ela todos os dias graças a ajuda de doadores, familiares e amigos. Em meio à pandemia de Covid-19, Ling trabalhou remotamente do hospital, um esforço para não ficar longe da filha.

A equipe médica ressalta que a permanência da menina na unidade de saúde não foi tranquila. A bebê teve que realizar  vários tratamentos e precisava de diversas máquinas para sobreviver. Ainda assim, "era ativa e alegre durante a hospitalização".  Após receber alta,  Yu Xuan ainda precisará usar um respirador por conta de uma doença pulmonar crônica — condição comum em bebês prematuros—, mas já consegue engatinhar e  pode se alimentar com uma mamadeira.

Chefe do Departamento de Neonatologia do hospital, o médico Zubair Amin, agradeceu à família pela confiança e todos que de alguma forma auxiliaram no tratamento.

Redação com Agências e jornal O Globo-Foto:Reprodução Tv