03/08/2021

MAIS UMA DE OURO. Brasileiras se tornam bicampeãs olímpicas na vela MAIS UMA DE OURO. Brasileiras se tornam bicampeãs olímpicas na vela





Martine Grael e Kahena Kunze são bicampeãs olímpicas na vela! A dupla fez história ao terminar a regata medal race da classe 49er FX, nesta terça-feira (3), na 3ª colocação. Com o resultado, elas superaram todas as rivais na disputa total, e conquistaram a medalha de ouro em Tóquio 2020, repetindo o que fizeram no Rio, em 2016.

Essa é a 19ª medalha que a vela brasileira ganha na história dos Jogos Olímpicos, sendo a 9ª apenas da família Grael. Até agora, foram oito de ouro, três de prata e oito de bronze. É o esporte que mais rendeu medalhas de ouro ao país no evento.

Chegando na regata decisiva empatadas com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz e pouco à frente de Alemanha, Espanha e Grã Bretanha, as brasileiras surpreenderam e, enquanto as outras competidoras formaram um pelotão, elas foram para o outro lado, buscando uma corrente de vento mais forte.

A estratégia deu certo e elas logo ficaram entre as primeiras colocadas, na frente de todas as concorrentes ao título. Aí foi só administrar. Com o 3º lugar, atrás de Argentina e Noruega, elas ficaram bem na frente das holandesas, que encerraram na 9ª colocação e foram medalha de bronze. As alemãs Tina Lutz e Susann Beucke fecharam na 5ª posição e ficaram com a medalha de prata.

Redação com R-7 - Foto: Reprodução TV