31/07/2021

Bolsonaro aposta na reversão de votos na região Nordeste Bolsonaro aposta na reversão de votos na região Nordeste





Pesquisas sobre eleições de 2022 confirmam a polarização entre o atual presidente e o ex-presidente petista, como mostra o empate quase exato no levantamento do Paraná Pesquisas desta quinta (29). A pesquisa confirma a liderança absoluta de Lula no Nordeste, mas reafirma a hegemonia de Bolsonaro no Sul e sua liderança nas demais três regiões. A diferença é que Bolsonaro tenta reverter votos no Nordeste, enquanto Lula, no Sul, onde sempre foi derrotado, não tem a mesma expectativa.

Turbinando o bolso

As chances de Bolsonaro no Nordeste estão no Bolsa Família turbinado, de 300 reais, ampliando os beneficiados para 17 milhões de pessoas.

Sul rejeita petista

Lula tem dificuldades de reverter a antipatia histórica contra ele na região Sul, onde tem apenas 23,8%, contra 42,3% de Bolsonaro.

Onde Lula perde

O atual presidente também lidera no Norte e Centro-Oeste, com 31,8% a 28,1% de Lula, e no Sudeste, onde soma 35,9% contra 30,3% do petista.

Seguindo a trilha

Bolsonaro tenta aumentar seus 23,2% no Nordeste ampliando programas sociais que Lula usou para construir sua supremacia, hoje em 47,9%.

Por Claudio Humberto/Diário do Poder