31/07/2021

Bolsonaro reconduz o ministro Carlos Mário Velloso Filho ao TSE Bolsonaro reconduz o ministro Carlos Mário Velloso Filho ao TSE





O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União a recondução por mais dois anos do renomado advogado Carlos Mário Velloso Filho, de 58 anos, para compor como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mineiro de nascimento, torcedor do Atlético Mineiro como o pai, Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília.

Desde 1986, exerce ininterruptamente a advocacia perante os tribunais superiores. Foi vice-presidente da OAB-DF de 2001 a 2003. Desde 1988, integra a carreira de Procurador do Distrito Federal, na qual ingressou por concurso público. É filho do ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral Carlos Mário Velloso.

A recondução de Carlos Mário é válida a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto. “Eu me lembro de quando era bem pequeno e entrava na biblioteca do meu pai, onde ele trabalhava, e ficava folheando os autos, os códigos, os processos que ele ia julgar e gostava”, diz Carlos Mário. Tamanha curiosidade refletia no seu desempenho escolar: “Quando eu cursava o primeiro ano do ensino médio no Colégio Marista de Brasília, existia uma matéria chamada educação moral e cívica. A disciplina era ministrada por um advogado que ensinava a organização judiciária brasileira. Eu era o melhor aluno da turma nessa disciplina”.

Tamanho empenho o levou ao curso de Direito. Carlos Mário se formou em 1986, mesmo ano em que teve início o seu concurso para ingresso na carreira de Procurador do Distrito Federal. Começou sua carreira na PGDF ainda muito jovem, aos 25 anos. A pouca idade não o impediu de lidar com processos difíceis: “É claro que, olhando para trás com a experiência que tenho hoje, talvez eu tivesse dado soluções diferentes em determinados processos, mas nunca houve nenhum problema em virtude dessa pouca idade”.

Além do trabalho na Procuradoria, ele sempre buscou atuar em atividades que beneficiassem a classe. Esteve à frente da OAB-DF em cargos importantes, como Vice-Presidente, Conselheiro Seccional e Secretário-Geral da entidade. Também foi Conselheiro Federal da Ordem e Presidente do Centro de Estudos das Sociedade dos Advogados. “Sempre gostei da atividade corporativa, porque acho que você devolve para a sociedade todo o investimento que a sociedade fez em você”, diz Velloso.

Carlos Mário Velloso Filho se sente muito realizado pelo trabalho que desempenha: “É muito gratificante ver o Distrito Federal preservado e saber que certamente há a contribuição de um Procurador do DF nas coisas boas que a gente vê”.

Redação/Agências-assessoria


SÍTIO MANGUAPE  -  LAGOA DE ROÇA