28/07/2021

Estudantes da Rede Estadual conquistam 44 medalhas na Olimpíada Paraibana de Química e se classificam para etapas regional e nacional Estudantes da Rede Estadual conquistam 44 medalhas na Olimpíada Paraibana de Química e se classificam para etapas regional e nacional





A Rede Estadual de Ensino da Paraíba conquistou 44 medalhas na Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ). Os estudantes competiram com alunos do Ensino Médio de todo o Estado, entre escolas estaduais, municipais e particulares. No total, a Rede Estadual de Ensino foi contemplada com 10 medalhas entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio, 16 medalhas entre os estudantes da 2ª série e 18 medalhas entre os alunos da 1ª série. Ao todo, foram 11 medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze. Outros 35 estudantes da Rede Estadual ainda receberam menções honrosas.

Os estudantes que conquistaram as medalhas de ouro na Olimpíada Paraibana de Química também se classificaram para disputar a Olimpíada Norte/Nordeste de Química, que acontecerá no dia 09/10/2021, e também para a Olimpíada Nacional de Química, prevista para o dia 25/09/2021. A OPBQ é uma atividade de extensão do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O estudante Edson Vinícius Barbosa, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Poti, na cidade de Mataraca, foi um dos medalhistas de ouro da Rede Estadual de Ensino. O aluno comentou que a conquista foi fruto de muito esforço. “Foi muita emoção ganhar essa medalha. Foi muito cansaço, estudamos muito sobre determinados assuntos e todas as fases foram muito difíceis. Mas consegui estudar bem e ganhar a medalha. Com certeza não vou esquecer nunca desse momento”, revelou o estudante.

Etapas 

A primeira etapa da OPBQ acontece na própria escola, com critérios definidos pelo diretor do colégio, seguindo orientação do coordenador-estadual. A Etapa II acontece no âmbito estadual, com calendário e normas estabelecidos também pela coordenação-estadual. A Etapa III acontece por meio de exames com questões de proposições múltiplas e com questões analítico-expositivas. A lista completa dos estudantes contemplados pode ser conferida através do link https://abre.ai/c4U7

Redação com SECOM-PB