23/07/2021

Bolsonaro envia ao Congresso projeto que cria Dia da Conscientização sobre Riscos do Aborto Bolsonaro envia ao Congresso projeto que cria Dia da Conscientização sobre Riscos do Aborto





Num vídeo ao lado da ministra Damares Alves, o presidente Bolsonaro endossou o envio de um projeto do governo ao Congresso que cria o Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto.

A data escolhida para se comemorar esse dia é o 8 de outubro. A ministra diz que o governo já cuida da família, mas que é preciso “trabalhar mais a pauta do nascituro, que é a criança por nascer”.

Nascituro é uma expressão usada na defesa de fetos e em campanhas contra legalização do aborto. Usada também em ações e projetos para proibir os casos legais de interrupção de gravidez, que são o estupro, as que geram risco para a gestante e os casos de detecção de anencefalia do feto. O grupo católico que atua mais forte nessas causas é o Movimento Pró-vida.

Bolsonaro também enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, em 15 de maio.

“A proposta que institui a data comemorativa tem por objetivo ampliar as ações do Governo para a conscientização da sociedade a respeito dos direitos, deveres e obrigações de ordem material, social, moral e afetiva decorrentes dos vínculos paterno-filiais e materno-filiais, gerando famílias com vínculos familiares mais fortes”, afirma a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota.

Redação com jornal Extra e revista IstoÉ