22/07/2021

Advogado afirma que a CPI da pandemia comete os mesmos erros da operação Lava Jato Advogado afirma que a CPI da pandemia comete os mesmos erros da operação Lava Jato





Em entrevista concedida nesta quarta feira(21), o advogado criminalista e professor da FGV-SP Celso Vilardi afirmou que a CPI da Pandemia tem cometido “os mesmos excessos ou muito parecidos com o que se critica na Operação Lava Jato.

Para que uma pessoa seja punida, os direitos precisam ser cumpridos e não é isso que estou vendo. Vejo cotidianamente uma pressão sobre os investigados, adjetivação absolutamente desnecessária e ameaças de prisão em relação ao direito ao silêncio”, disse Villard.

O ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias teve prisão decretada pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). Ele foi solto após pagar fiança no valor de 1.100 reais.

Apesar das críticas, Vilardi reforça a importância do trabalho da CPI. “É um instrumento importante da investigação, principalmente se tratando de uma crise sanitária jamais vivida pelo mundo e pelo Brasil”, explicou.

“Precisamos punir quem praticou coisas erradas? Sim, mas na forma da lei, senão não vai gerar punição.”

Redação com CNN/Brasil