18/07/2021

EMPRESAS QUEBRANDO. Pandemia reduziu em 70% o número de passageiros nos ônibus em Salvador EMPRESAS QUEBRANDO. Pandemia reduziu em 70% o número de passageiros nos ônibus em Salvador





O transporte da população de Salvador está ameaçado caso não haja uma solução em curto prazo para sanar o problema financeiro que afeta as empresas de ônibus da cidade. A pandemia foi um dos grandes fatores que causaram essa crise. No início da crise sanitária, chegou a haver uma redução de 70% de passageiros, o que ocasionou um faturamento insuficiente para cobrir os custos do serviço.

Dos 28 milhões de passageiros pagantes mensais previstos na licitação do transporte coletivo por ônibus em Salvador, realizada em 2014, a serem atendidos por uma frota de 2.432 ônibus, atualmente, cerca de 11 milhões de passageiros têm utilizado o modal na cidade. Isto representa o equivalente a menos de 40% do estimado inicialmente pela Prefeitura Municipal.

Segundo auditoria da empresa FIPECAFI, contratada em 2018 pela Prefeitura, foi estipulado, para os anos de 2019 a 2022, a demanda de 20,8 milhões de passageiros pagantes por mês. Porém, estão sendo transportados cerca de 11,8 milhões de passageiros apenas.

O mesmo vem acontecendo em outras capitais brasileiras e também em cidades de médio porte.

Redação com Bahia Notícias