15/07/2021

Presidente do Senado prorroga CPI da Pandemia por mais 90 dias Presidente do Senado prorroga CPI da Pandemia por mais 90 dias





O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu, na noite desta quarta-feira (14), no plenário da Casa, o requerimento de prorrogação dos trabalhos da CPI da Pandemia por mais 90 dias.

Inicialmente, a CPI da Pandemia, instalada no dia 27 de abril, seria encerrada no dia 7 de agosto, mas os trabalhos agora ocorrerão até outubro.


O regimento do Senado prevê que uma CPI pode ser prorrogada por até 90 dias se for apresentado um requerimento assinado por, pelo menos, um terço dos integrantes do Senado Federal. O documento foi apresentado pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e continha as assinaturas necessárias para que fosse acatado.

Como informou o analista da CNN Fernando Molica, a prorrogação da comissão foi objeto de uma ação de senadores junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), disse que Pacheco havia informado que iria fazer nesta quarta a leitura do requerimento. A ideia é que hoje seja aprovada a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e que na próxima semana o Senado entre em recesso parlamentar.

“O prazo do encerramento da CPI recai no dia 25 de julho. Nós temos sessão com expectativa de votação da LDO e de entrarmos de recesso. Portanto, sendo esta sessão de hoje a última antes do recesso, me impõe comunicar que recebi requerimento solicitando prazo de prorrogação da CPI por mais 90 dias. O requerimento possui subscritores necessários e será publicado para que produza os devidos efeito", afirmou o parlamentar na sessão desta quarta-feira.

Redação com CNN-Brasil