08/01/2024

A MORTE DO KAISER - Ex-jogador Franz Beckenbauer morre aos 78 anos. Era outra lenda do futebol mundial A MORTE DO KAISER - Ex-jogador Franz Beckenbauer morre aos 78 anos. Era outra lenda do futebol mundial




Franz Beckenbauer morreu. Lenda do futebol alemão, foi apelidado de Kaiser, “imperador” na língua natal do defensor, por seu estilo aguerrido, mas sempre muito elegante. Ele tinha 78 anos.

Beckenbauer morreu no domingo, 7, conforme anunciou sua família à imprensa alemã nesta segunda-feira, 8. Como Zagallo, morto na sexta-feira, 5, aos 92 anos, o alemão foi campeão do mundo como jogador e como técnico. Em 1974, levantou a taça pela primeira vez como líbero, posição que inovou na época, sendo o zagueiro que avançava na saída de bola. Anos depois, em 1990, já como treinador, repetiu o gesto de erguer o troféu.

Franz Anton Albert Beckenbauer exerceu o cargo de presidente do Bayern de Munique por 15 anos, clube com o qual tem sua história entrelaçada.

A família de Beckenbauer emitiu um comunicado divulgado pela imprensa alemã, sem muitos detalhes. O pronunciamento feito nesta segunda-feira (8) apenas informou que o ídolo alemão morreu enquanto dormia.


O alemão encerrou sua carreira no Cosmos, time dos Estados Unidos. Por lá, jogou ao lado de Pelé e outras lendas do futebol mundial, como Carlos Alberto Torres e Eusébio. Na temporada de 1.977, o time foi campeão da NASL, liga nacional do país.

Beckenbauer é o maior ídolo do futebol alemão e considerado um dos principais zagueiros da história do futebol. O ex-jogador esteve presente nas Copas de 1.966, 1.970 e 1.974, atuando em campo. Além disso, fez carreira como treinador da seleção nacional e esteve à beira do campo em 1.986 e 1.990.

Franz fazia companhia a Zagallo e Didier Deschamps como os únicos a conquistarem a Copa do Mundo como jogador e técnico. Os grandes feitos lhe renderam o apelido de "Der Kaiser", que na tradução literal seria "O Imperador".

Por ironia do destino, Franz morreu no dia em que Zagallo era sepultado.

Redação com terra e veja / Imagens: Reprodução redes sociais